Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

"Eu me garanto": potencialidades e fragilidades na formação de competências entre estudantes de enfermagem / "I guarantee myself": potentialities and weaknesses in competence formation among nursing students / "Me garantizo": fortalezas y debilidades en la formación de habilidades entre estudiantes de enfermería

Silva Filho, José Adelmo da; Batista Neto, José Benedito dos Santos; Silva, Helvis Eduardo Oliveira da; Maciel, Jessyca Moreira; Cavalcante, Edilma Gomes Rocha; Pinto, Antonio Germane Alves.
Enferm. foco (Brasília) ; 14: 1-7, mar. 20, 2023.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1524943

Objetivo:

analisar as potencialidades e fragilidades na formação do enfermeiro na percepção dos discentes em um curso de graduação em enfermagem.

Métodos:

estudo qualitativo, realizado em uma universidade pública do Ceará. Participaram 31 discentes matriculados no oitavo semestre da graduação em Enfermagem, na disciplina Tópicos Especiais em Enfermagem. A coleta foi realizada em agosto de 2019 utilizando um questionário semiestruturado. Utilizou-se a análise temática que resultou em duas categorias temáticas.

Resultados:

desvelaram-se na categoria "Fragilidades na formação do profissional enfermeiro" os seguintes temas exame físico, cálculo de medicamentos, farmacologia, vacinas, punção venosa, dentre outros. Na categoria "Potencialidades na formação do profissional enfermeiro" emergiram narrativas sobre prática de curativos, evolução de enfermagem, escuta qualificada e administração de medicamentos.

Conclusão:

as competências profissionais de enfermagem apontaram a construção de habilidades, conhecimentos e atitudes que irão favorecer um processo de trabalho crítico e reflexivo essencial para a profissão. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2