Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atenção à saúde do estomizado na rede de atenção à saúde na perspectiva de enfermeiros / Health care of the stomized in the health care network from the perspective of nurses / Atención sanitaria de estomizados en la red de salud desde la perspectiva de enfermeras

Alievi, Mariana Fröhlich; Loro, Marli Maria; Araújo, Bruna Nadaletti de; Bandeira, Laura Renner; Tronco, Caroline Sissy; Pluta, Pâmella; Germano, Karine Prates; Kolankiewicz, Adriane Cristina Bernat.
Enferm. foco (Brasília) ; 14: 1-7, mar. 20, 2023.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1525356
Objetivo: Identificar como é o cuidado oferecido às pessoas que vivem com estomias na rede de atenção à saúde na ótica dos enfermeiros. Métodos: Estudo qualitativo, descritivo, desenvolvido com 29 enfermeiros que atuavam na Rede de Atenção à Saúde que dispensam cuidados ao paciente com estomia. O referencial teórico metodológico utilizado foi a pesquisa social de Minayo, a qual apoia-se no materialismo histórico e dialético. Coleta de dados realizada nos meses de março e abril de 2018, por meio de uma entrevista semiestruturada. Realizada análise temática dos dados. Resultados: Foram identificadas fragilidades na comunicação na rede de atenção à saúde, bem como nas ações de cuidado efetivadas pelos enfermeiros às pessoas que vivem com estomas, demonstrou-se um cuidado centralizado e falha na atenção devido a falta de educação continuada. Conclusão: O cuidado aos estomizados possui pontos a serem melhorados como à definição de itinerário para este paciente, centralização do cuidado, garantia da continuidade do cuidado e integralidade, referência e contrarreferência, necessidade de uma comunicação efetiva entre as equipes de saúde que assistem estes pacientes bem como falta de educação continuada. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2