Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Síndrome Magic: uma revisão bibliográfica / Magic Syndrome: a literature review

Maciel, Isabelle Menezes; Simongini, Ricelli Lais.
São Paulo; s.n; 2023.
Tese em Português | Coleciona SUS, Sec. Munic. Saúde SP, Escola Municipal de Saúde-Produção, Sec. Munic. Saúde SP | ID: biblio-1525790

Introdução:

Síndrome MAGIC, termo inglês utilizado para referir-se a uma síndrome composta de úlceras orais e genitais associadas a condrite, foi usado pela primeira vez em 1985 por Firestein et al para descrever cinco casos com características clínicas de policondrite recidivante (PR) e doença de behçet (DB). A policondrite recidivante e a doença de behçet são patologias inflamatórias, multissistêmicas, raras, de provável etiologia auto-imune. Ambas são diagnosticadas através de um conjunto de critérios bem definidos.

Objetivo:

Este trabalho tem como objetivo primário a realização de uma revisão bibliográfica sobre a síndrome MAGIC, tema este, ainda pouco conhecido na área da reumatologia.

Metodologia:

Para a realização desta revisão bibliográfica foram utilizadas plataformas de publicação científica de grande renome na área médica. A primeira foi a PubMed.gov, a qual é uma plataforma de busca da National Library of Medicine (NLM). Resultados e discussão Foram utilizados como descritor o termo "magic syndrome" e selecionado o filtro temporal para que fossem mostrados apenas as publicações dos últimos 05 anos. Foram inclusos 05 arigos, dois deles eram uma associação entre relato de caso e revisão bibliográfica, um tratava-se apenas de uma revisão, outro tratava-se apenas de um relato de caso e, por último, um estudo observacional prospectivo associado também a uma revisão bibliográfica do tema.

Conclusão:

Nenhuma das cinco publicações avaliadas trazia novidades em relação a criação de critérios diagnósticos específicos para a síndrome, nem novidades também referentes ao tratamento.
Biblioteca responsável: BR59.2