Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O cuidado com a obesidade no Centro de Referência do Idoso da Zona Norte: avaliação de uma intervenção / Obesity care at the Centro de Referência do Idoso da Zona Norte: evaluation of an intervention

Borrego, Carolina de Campos Horvat; Rosa, Tereza Etsuko da Costa; Bergamaschi, Denise Pimentel.
BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) ; 24(2): 47-58, 2023.
Artigo em Português | CONASS, SES-SP, SESSP-ISPROD, SES-SP, SESSP-ISACERVO | ID: biblio-1527268

Introdução:

O aumento da população idosa é acompanhado também por modificações no padrão alimentar e na redução de atividades físicas, acarretando numa maior prevalência do sobrepeso e da obesidade nesta população.

Objetivo:

Avaliar o s e feitos d e u m g rupo educativo/terapêutico com idosos em tratamento da obesidade.

Metodologia:

Foi realizada uma avaliação dos efeitos do grupo educativo/ terapêutico com idosos usuários de um centro de referência, por meio da comparação dos resultados antes e depois da intervenção grupal. Foram analisados dados antropométricos, testes físicos, escala de autopercepção do desempenho nas atividades de vida diária e consumo alimentar.

Resultados:

Observamos redução nas medidas antropométricas, melhora na autoavaliação de saúde, mudança positiva em comportamentos na hora da alimentação e no consumo alimentar, melhora no teste físico, além da melhora no desempenho funcional nas atividades da vida diária. Observou-se que pessoas que consumiram bebidas adoçadas após a intervenção apresentaram significativamente menor probabilidade de perda de peso; que pessoas com 75 anos ou mais apresentaram menor probabilidade de melhorar o desempenho físico.

Conclusão:

Os resultados positivos encontrados após as intervenções sugerem que as estratégias de atuação multiprofissional baseadas na educação nutricional, na prática de exercícios físicos regulares e também ao estímulo do autocuidado na saúde em geral tiveram o êxito esperado.
Biblioteca responsável: BR1764.1
Localização: BR1764.1