Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

El deporte paralímpico en Chile: resultados históricos de las participaciones en los juegos paralímpicos de invierno y verano / Paralympic sport in Chile: historical results of participation in summer and winter paralympic games / O esporte paralímpico no Chile: resultados históricos das participações em jogos paralímpico de inverno e verão

Andrade Salazar, Daniel Esteban; Peris Riquelme, Gianlucca Eduardo; Castelli Correia De Campos, Luís Felipe; Olmos González, Francisco Javier; Campos-Campos, Kevin; Luarte-Rocha, Cristián; Teixeira Fabrício Dos Santos, Luiz Gustavo.
Cienc. act. fís. (Talca, En línea) ; 24(2)dic. 2023. tab, graf
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-1528270
O presente trabalho tem como objetivo relatar a evolução do movimento paralímpico e sua relação com o cenário político nacional e internacional. Os Jogos Paralímpicos de Verão fizeram sua estreia em 1960, enquanto o Chile participou pela primeira vez em 1992. Por outro lado, os Jogos Paralímpicos de Inverno começaram em 1976, e a primeira participação chilena neste evento ocorreu em 2002. O estudo foi realizado através de análise documental, de onde foram extraídas informações sobre as delegações chilenas, juntamente com as planilhas de resultados gerais obtidos dos Jogos Paralímpicos. As variáveis registradas foram número de atletas participantes de ambos os sexos, modalidades e esportes. As informações posteriormente foram agrupadas em quantidade de medalhas e tipo da medalha obtida, sendo analisadas por tipo de deficiência e ano de participação. Ao longo dos anos, o Chile experimentou constantes processos e mudanças nos períodos de gestão, como a promulgação de leis, tanto nacionais como internacionais, juntamente com a ajuda constante recebida de diferentes grupos privados e governamentais, resultando em aumento de atletas paralímpicos, situação que contribuiu com o desenvolvimento integral do movimento paralímpico chileno. Este crescimento facilitou resultados exitosos, como o obtido em 2012 com a conquista da primeira medalha paralímpica do Chile, alcançando hoje um total de 7 medalhas distribuídas em 4 disciplinas em Tóquio 2022, colocando-se na quadragésima quinta posição do quadro de medalhas.
Biblioteca responsável: CL1.1