Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A identidade da enfermagem obstétrica no centro de parto normal / La identidad de la enfermería obstétrica en el bentro de parto normal / The obstetrical nursing identity in a Birth Center

Almeida, Malena da Silva; Rodrigues, Diego Pereira; Alves, Valdecyr Herdy; Reis, Laena da Costa; Silva, Clemilda Alves da; Parente, Andressa Tavares; Silva, Sílvio Éder Dias da.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 27: e20230024, 2023.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1528605
Resumo Objetivo compreender a identidade da enfermagem obstétrica no campo de sua atuação no Centro de Parto Normal. Método estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas, entre março e agosto de 2022, com 09 enfermeira obstetras do Centro de Parto Normal Haydeê Pereira Sena, Pará, Brasil. Usaram-se análise de conteúdo e discussão com base na identidade de Claude Dubar. Resultados emergiram duas categorias: A identidade profissional: uma questão de construção social, que retrata o âmbito social da construção da identidade pelas experiências como estudante e como enfermeira e suas relações no processo de trabalho; e A identidade da enfermagem obstétrica no campo de sua atuação no Centro de Parto Normal, favorecendo a humanização, as evidências científicas para a autonomia da mulher, que somente é propiciada pela política estruturante do Centro de Parto, e os enfrentamentos com outras classes profissionais, para garantir e legitimar a atuação da enfermeira obstetra. Conclusão e implicações para a prática a compreensão da identidade profissional das enfermeiras no Centro de Parto Normal é o ponto central para garantir a sua valorização e sua atuação com respeito, legitimando seu direito, pois, com a identidade alicerçada, garantem-se maior qualidade e mudanças no modelo hegemônico obstétrico.
Biblioteca responsável: BR442.1