Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vulnerabilidades entre mulheres em situação de rua vivenciando a gestação, parto e puerpério / Vulnerabilidades entre mujeres sin hogar viviendo el embarazo, parto y puerperio / Vulnerabilities among homeless women experiencing pregnancy, childbirth and puerperium

Schiavi, Cristina Elisa Nobre; Micheletti, Vania Celina Dezoti; Maffacciolli, Rosana; Padoin, Stela Maris de Mello; Ramos, Adriana Roese; Vieira, Letícia Becker.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 27: e20220384, 2023.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1528609
Resumo Objetivo compreender os aspectos que conferem vulnerabilidades às mulheres que vivenciam a gestação, o parto e o puerpério nas ruas. Método pesquisa qualitativa desenvolvida com doze mulheres em um município do sul do Brasil, mediante análise temática de entrevistas em profundidade, sob a luz dos referenciais da Vulnerabilidade e dos Direitos Humanos. Resultados três categorias temáticas descrevem situações de discriminações e violências que repercutem em vulnerabilidades tanto durante a gestação e o pré-natal, quando as mulheres (invisíveis) se tornam mães (visíveis), quanto no momento do parto, em que se evidencia o (des)cuidado e a (des)assistência, e também no puerpério, marcado pelo rompimento dos vínculos com os bebês. Conclusões e implicações para a prática sucessivas intervenções de controle, descaso, desinformação e negligência, bem como a falta de acolhimento e suporte, deixaram explícitas a carência de ações e políticas públicas que valorizem as singularidades dessas mulheres. A partir dos achados, entende-se a urgência da sensibilização dos profissionais de saúde para atuar respeitando a autonomia dessas mulheres para o exercício pleno de seus direitos sexuais e reprodutivos, bem como da efetivação de estratégias para a construção de um cuidado em saúde comprometido com a justiça e proteção social, mitigando vulnerabilidades e promovendo direitos.
Biblioteca responsável: BR442.1