Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Smartphone addiction and postural alterations in the cervical region in adolescents / Dependência do smartphone e alteração postural da região cervical de adolescentes

Fontenele, Ticiana Mesquita de Oliveira; Nunes, Paula Pessoa de Brito; Silva, Francisco Valter Miranda; Menezes, Catarina Nívea Bezerra; Andrade, Rodrigo Fragoso de; MontAlverne, Daniela Gardano Bucharles; Saintrain, Maria Vieira de Lima; Frota, Mirna Albuquerque; Abdon, Ana Paula Vasconcellos.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1529497
RESUMO Objetivo: Avaliar a dependência do smartphone e a alteração postural da região cervical em adolescentes. Métodos: Estudo transversal, com 281 adolescentes (15 a 19 anos), que frequentavam da 1ᵃ à 3ᵃ série do ensino médio, realizado entre setembro e outubro de 2019 na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. A coleta dos dados ocorreu em duas etapas. Na primeira, eles responderam a quatro questionários autoaplicáveis: questionário sociodemográfico, condições de saúde e uso do smartphon e, Questionário Nórdico de Sintomas Musculoesqueléticos (NMQ), Self-Report Questi onnaire (SRQ-20) e o Smartphone A ddiction Inventory (SPAI-BR). Na segunda etapa, foram submetidos a fotogrametria pelo Software de Avaliação Postural (SAPO) e avaliação antropométrica (peso e altura). Para a análise dos dados, foi utilizado o SPSS Statistics versão 23.0. Resultados: Do total, 63,3% (n=178) dos adolescentes apresentaram dependência do smartphone, com o uso de 5,8 horas (±3,5) durante a semana e 8,7 (±4,0) no fim de semana. Ao analisar o alinhamento postural na visão anterior, observou-se redução significativa da inclinação lateral de cabeça ao digitar no smartphon e (p=0,002) comparado à posição anatômica (baseline). Na visão lateral foi constatado aumento da anteriorização de cabeça durante o uso do smartphon e (p<0,05). Houve associação da dependência do smartphone com a anteriorização de cabeça (p<0,05). Conclusões: O uso do smartphone na posição de digitação causa alteração postural na região cervical, destacadamente naqueles que apresentam dependência do dispositivo. Dessa forma, são necessárias medidas de promoção de saúde que alertem os adolescentes sobre os efeitos adversos causados pelo uso prolongado do smartphone.
Biblioteca responsável: BR1.1