Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Viver com hiv/aids em situação de rua: representações sociais de pessoas hospitalizadas / Vivir con vih/sida en la calle: representaciones sociales de personas hospitalizadas / Living with hiv/aids in street situation: social representations of hospitalized people

Cruz, Monalisa Rodrigues da; Barbosa, Beatriz Braga Leite; Camelo, Isabella Martins; Monteiro, Paulo Victor Avelino; Lopes, Rodrigo Everton da Silva; Sousa, George Jó Bezerra; Pereira, Maria Lúcia Duarte.
Rev. baiana enferm ; 37: e49947, 2023. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1529652
Objetivos: apreender as representações sociais sobre o viver com HIV para pessoas hospitalizadas em situação de rua e identificar os conteúdos, elementos e estrutura dessas representações. Método: trata-se de estudo descritivo, embasado na Teoria das Representações Sociais, realizado com pessoas hospitalizadas, que vivem com HIV em situação de rua. Para coleta de dados utilizou-se um formulário e o Teste de Associação Livre de Palavras. A análise de dados ocorreu por meio da estatística descritiva e do software EVOC. Resultados: dos 65 participantes, 46 eram do sexo masculino, com idade média de 39 anos. Observou-se como núcleo central das representações sociais: medo, doente e preconceito, indicando as proporções funcionais e relacionadas à imagem do objeto investigado. O grupo investigado representou o viver com HIV/aids na rua por meio de palavras negativas, carregadas de mágoa, tristeza e medo. Conclusão: as representações têm um provável núcleo central na palavra "medo".
Biblioteca responsável: BR342.1