Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação dos efeitos do curativo compressivo após procedimentos intervencionistas por via radial / Evaluation of the effects of compressive dressing after interventional procedures via radial approach

Canedo, Fernando Araújo Cintra; Oliveira, Larissa Xavier Alves de; Prudente, Mauricio Lopes; Demuner, Patrícia Ferreira; Rodrigues, Débora; Gardenghi, Giulliano; Souza, Anna Luiza; Araujo, Adriano Gonçalves de.
J. Transcatheter Interv ; 31: eA20230014, 2023. ilus.; tab.
Artigo em Inglês, Português | LILACS-Express | ID: biblio-1532295

Introdução:

Dispositivos externos compressivos após a punção radial para cateterismo cardíaco e intervenção coronária percutânea visam à hemostasia, ao conforto para o paciente e à segurança. O estudo objetivou avaliar pacientes submetidos a procedimentos coronários invasivos por via radial, nos quais se utilizou um curativo compressivo e de baixo custo, desenvolvido no serviço, avaliando a segurança dele e a ocorrência de complicações.

Métodos:

Indivíduos submetidos à coronariografia e à intervenção coronária percutânea, avaliados no momento de retirada do curativo compressivo e após 7 dias, por meio de questionário abrangendo comorbidades, quadro clínico, tempo do procedimento e de compressão, avaliação física de hematoma e dor, e Doppler vascular sonoro para avaliação de oclusão da artéria radial.

Resultados:

Foram avaliados 144 pacientes, sendo 138 com seguimento em 7 dias. Os eventos não diferiram entre procedimentos diagnósticos e terapêuticos. Na avaliação imediata à retirada do curativo, revelou-se incidência de 4,2% de oclusão da artéria radial, com dor referida em 23,6% dos pacientes, graduada em 2,9±1,7 pela Escala Visual Analógica (intensidade de zero a dez) e sem sangramentos graves. Hematoma ocorreu em um paciente (0,9%), com classificação III pelo critério EASY. Na avaliação de 7 dias, a incidência de oclusão da artéria radial foi de 2,2%, a dor foi referida em 11,1% da amostra (intensidade 1,8±0,8), e o hematoma foi evidenciado em 3,5%.

Conclusão:

O curativo compressivo mostrou-se um procedimento seguro, com baixa taxa de complicações e baixa taxa de dor local nos pacientes submetidos a procedimentos coronários invasivos pela via radial.
Biblioteca responsável: BR1824.9