Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Assistência de enfermagem à saúde da mulher na atenção primária à saúde / Nursing assistance to women's health in primary health care / Asistencia de enfermería a la salud de la mujer en la atención primaria de salud

Silva, Isabella Nunes da; Freitas, Carla Kalline Alves Cartaxo; Lisboa, Alicia de Souza; Cunha, Maria Larisse de Jesus Santana da; Mahl, Claudiane; Guimarães, Yandra Dirce Nascimento de Castro; Rodrigues, Iellen Dantas Campos Verdes; Barreiro, Maria do Socorro Claudino.
Enferm. foco (Brasília) ; 15(supl.1): 1-7, mar. 2024. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1533077

Objetivo:

Conhecer as práticas de cuidado de enfermeiros voltadas à saúde da mulher na APS.

Métodos:

Trata-se de uma pesquisa transversal de abordagem quanti-qualitativa, realizada com 24 enfermeiros da Atenção Primária a Saúde do estado de Sergipe. As entrevistas foram realizadas durante o período de dezembro de 2020 a abril de 2021, utilizando um roteiro semiestruturado. A análise dos dados quantitativos ocorreu de forma descritiva, a qualitativa ocorreu através da análise de conteúdo conforme Bardin.

Resultados:

As práticas mais citadas pelos entrevistados foram consulta de enfermagem no pré-natal; exame Papanicolau e abordagem sindrômica das infecções sexualmente transmissíveis, exame clínico das mamas e solicitação da mamografia; no planejamento familiar, evidenciou-se a educação em saúde; no puerpério, comentaram sobre a avaliação clínica e obstétrica da mulher e as orientações.

Conclusão:

Os enfermeiros atuam, principalmente, como agentes fundamentais na promoção e prevenção da saúde da mulher, atuando em diversas fases da vida destas e auxiliando na manutenção da saúde e na prevenção de riscos e agravos. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2