Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atenção à saúde da mulher na atenção primária: percepções sobre as práticas de enfermagem / Women's health care in primary care: perceptions about nursing practices / El cuidado de la salud de la mujer en la atención primaria: percepciones sobre las prácticas de enfermería

Busatto, Luiza Santos; Ardisson, Maíra Dorighetto; Prado, Thiago Nascimento do; Rohr, Roseane Vargas; Silva, Fátima Maria; Lazarini, Welington Serra.
Enferm. foco (Brasília) ; 15(supl.1): 1-6, mar. 2024.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1533081

Objetivo:

Identificar práticas de enfermagem direcionadas ao atendimento à saúde da mulher no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS), caracterizando-as pelo modo como ocorrem e lugar que ocupam no processo de trabalho dos Enfermeiros.

Métodos:

Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e de natureza qualitativa. O material consta de 27 entrevistas com enfermeiros realizadas entre os meses de novembro de 2020 a março de 2021.

Resultados:

As ações de enfermagem direcionadas à saúde da mulher ocupam espaço representativo na agenda dos enfermeiros. As principais ações identificadas são voltadas à saúde materno-infantil. O planejamento familiar também foi identificado como medida educativa recorrente. Assistência às violências e ao climatério não foram mencionadas. Destacouse a autonomia dos enfermeiros na área de atuação em foco neste estudo como positiva no processo de trabalho.

Conclusão:

A prática do enfermeiro na APS privilegia a saúde no ciclo reprodutivo da mulher, principalmente no período pré-natal. Contudo, observam-se encaminhamentos na busca por uma prática integral, por meio da inclusão de ações mais humanizadas nos serviços. Ainda há a necessidade de se ampliar os focos de assistência à saúde da mulher na APS, e para isso é preciso fortalecer as discussões e estudos acerca dessas temáticas negligenciadas. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2