Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Autonomia do enfermeiro no exercício das práticas de enfermagem na atenção primária à saúde / Nurses autonomy in the exercise of nursing practices in primary health care / Autonomía de las enfermeras en el ejercicio de las prácticas de enfermería en la atención primaria de salud

Galvão, José Jorge da Silva; Veloso, Caroline de Morais Zanchin; Pinho, Ellen Christiane Corrêa; Carmo, Bianca Alessandra Gomes Do; Abreu, Juliana Sousa De; Vilhena, Fabiane Diniz Machado; Parente, Andressa Tavares; Ferreira, Glenda Roberta Oliveira Naiff.
Enferm. foco (Brasília) ; 15(supl.1): 1-10, mar. 2024. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1537170

Objetivo:

Compreender a autonomia do enfermeiro quanto as suas responsabilidades normativas legais no exercício das práticas de enfermagem na Atenção Primária à Saúde (APS) do Pará.

Métodos:

Estudo observacional, de delineamento transversal qualitativo, realizado em três municípios do estado do Pará. A coleta de dados foi realizada de outubro de 2020 a janeiro de 2021. Os participantes foram os enfermeiros da Atenção Primária à Saúde. Foi realizada entrevista, com roteiro semiestruturado. Foi realizada análise temática dos conteúdos, com auxílio da ferramenta IRaMuTeq

Resultados:

Emergiram cinco categorias temáticas 1) Autonomia do enfermeiro no contexto da prescrição de outro profissional na APS; 2) Autonomia para prescrição nos programas e exames na APS; 3) Áreas de identificação da autonomia profissional na APS; 4) As práticas preventivas na APS e suas dificuldades; e 5) Limites da prática profissional do enfermeiro na APS.

Conclusão:

Os enfermeiros da APS do Pará têm práticas de enfermagem individuais com diferentes tipos de autonomia, cujos cuidados colocam em prática com o respaldo dos protocolos e regulamentos técnicos. Contudo, há necessidade de ampliar e fortalecer parcerias com outros atores sociais municipais. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2