Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Um olhar sobre a autonomia: percepções de enfermeiras sobre suas práticas na atenção primária / A look at autonomy: nurses' perceptions about their practices in primary care / Una mirada a la autonomía: percepciones de los enfermeros sobre sus prácticas en la atención primaria

Lazarini, Welington Serra; Doriguetto, Maira Ardisson; Busatto, Luiza Santos; Marinho, Gerson Luiz; Lachtim, Sheila Aparecida Ferreira; Lana, Francisco Carlos Félix; Horta, Ana Lucia de Moraes.
Enferm. foco (Brasília) ; 15(supl.1): 1-7, mar. 2024.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1537187
Objetivo: Analisar a percepção de enfermeiras sobre a autonomia no exercício de suas práticas no contexto da atenção primária à saúde. Métodos: Estudo descritivo de abordagem qualitativa que analisou 108 entrevistas realizadas com enfermeiras(os) das quatro capitais da região sudeste do Brasil. As entrevistas, guiadas por roteiro semiestruturado, foram gravadas e transcritas. Os dados produzidos foram tratados e explorados com auxílio do software NVIVO®. Resultados: A maior parte das participantes eram mulheres, brancas, residiam na mesma cidade onde trabalham, graduaramse em instituições privadas. Foram organizadas duas categorias: repercussões da autonomia e seus desdobramentos para a resolutividade das necessidades em saúde dos usuários; e (des)conhecimento sobre a regulamentação das práticas da enfermeira: desafios para a autonomia. Conclusão: As enfermeiras compreendem a importância da autonomia para suas práticas, mas enfrentam interferências no cotidiano do trabalho, tanto por parte da gestão, da estrutura dos serviços ou da necessidade do uso de protocolos que garantam o exercício de sua atividade profissional de modo autônomo. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2