Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mortalidade por Câncer de Cólon e Reto no Brasil e suas Regiões entre 2006 e 2020 / Mortality due to Colon and Rectal Cancer in Brazil and its Regions between 2006 and 2020

Tofani, Andrea Almeida; Verly-Miguel, Marcus Vinícius Barbosa; Marques, Marcio Candeias; Almeida, Marina Rodrigues de; Rezende, Patricia Moreira dos Santos Menezes; Nobrega, Viviane Azevedo da; Leite, Tatiana Henriques; Cunha, Lysia Daniela Santos.
Rev. Bras. Cancerol. (Online) ; 70(1)Jan-Mar. 2024.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, SES-SP | ID: biblio-1537385
No Brasil, estima-se a ocorrência de 704 mil casos novos de câncer para cada ano do triênio 2023-2025, sendo o câncer de cólon e reto (CCR) o tipo de neoplasia responsável pela terceira maior taxa de mortalidade para ambos os sexos.

Objetivo:

Analisar a tendência temporal de mortalidade prematura por CCR de 2006 a 2020, em ambos os sexos, no Brasil e em suas cinco Macrorregiões, e avaliar o alcance da meta proposta pelo Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis no Brasil 2011-2022 do Ministério da Saúde (MS) em relação ao CCR.

Método:

Estudo de séries temporais das taxas de mortalidade prematura e padronizada de CCR (CID-10 C18-21) tendo como população de estudo a do Brasil, com dados obtidos a partir do Sistema de Informação sobre Mortalidade do DATASUS de 2006 a 2020.

Resultados:

As taxas de mortalidade prematura por CCR apresentaram aumento linear ao longo do período observado, porém com importantes diferenças regionais. Em relação ao CCR, a meta proposta pelo plano do MS não foi alcançada.

Conclusão:

Houve um aumento das taxas de mortalidade prematura por CCR no Brasil, tendência esperada em países em desenvolvimento. Por ser um câncer que envolve fatores de risco modificáveis, são importantes ações contínuas voltadas para o manejo desses fatores, tais como políticas nacionais de promoção de saúde. Além disso, são necessários estudos que subsidiem políticas preventivas de programas de rastreamento e diagnóstico precoce.
Biblioteca responsável: BR440.1