Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A percepção de médicos e enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família do município de Santa Bárbara d'Oeste sobre alimentação adequada e saudável / The perception of doctors and nurses from the Family Health Strategy in the city of Santa Bárbara d'Oeste about adequate and healthy eating

Rodrigues, Hariane Thaine Bueno.
São Paulo; s.n; 2023. 187 f p.
Tese em Português | CONASS, SES-SP, SESSP-ISPROD, SES-SP, SESSP-ISACERVO | ID: biblio-1537997

Objetivo:

Analisar a percepção e o conhecimento sobre alimentação adequada e saudável na perspectiva do Guia Alimentar para a População Brasileira dos médicos e enfermeiros da ESF no município de Santa Bárbara d'Oeste/SP.

Metodologia:

Estudo transversal de abordagem qualitativa e quantitativa realizado com todos os médicos (n=11) e enfermeiros (n=9) das nove equipes de ESF do município. Os dados foram coletados no último bimestre de 2022 por meio de entrevistas semiestruturadas, escalas validadas e questionários de autopreenchimento. A análise qualitativa seguiu o referencial de análise de conteúdo temático, enquanto os dados quantitativos foram submetidos a análises descritivas.

Resultados:

Todos os médicos e enfermeiros da ESF abordam rotineiramente questões relacionadas à alimentação e nutrição, reconhecendo a importância de promover a alimentação adequada e saudável no contexto da ESF e nas demandas que enfrentam. Eles demonstram compreender o conceito-chave do Guia Alimentar, porém, este conhecimento foi avaliado como moderado, de acordo com a análise da escala de mensuração de conhecimento. Essa análise revelou lacunas e inseguranças quanto à aplicação prática do Guia Alimentar. Além disso, a falta de confiança na orientação aos usuários foi evidenciada pela baixa autoeficácia e insegurança na equipe em realizar essa ação, refletida pela baixa eficácia coletiva na utilização do Guia Alimentar nas ações de promoção da alimentação adequada e saudável (PAAS). As entrevistas reforçaram a constatação de um conhecimento superficial em relação ao conteúdo detalhado do Guia Alimentar. Outro ponto de destaque é que percepções como o custo, a praticidade e o apelo sensorial dos produtos ultraprocessados, bem como a confusão entre uma alimentação saudável e a ideia de restrição alimentar aparecem como desafios aos profissionais, além da ênfase em nutrientes específicos, que entra em conflito com as orientações do Guia Alimentar vigente. A análise revelou também fatores internos e externos que impactam negativamente na PAAS pela equipe da ESF. Entre esses fatores estão limitações de tempo e alta demanda, desalinhamento da equipe, carência em qualificação, falta de nutricionista na equipe ESF, insuficiência de recursos de apoio para educação em alimentação e nutrição. Além disso, a tendência dos pacientes em não buscar ações de promoção e prevenção e a condição socioeconômica dos pacientes também foram identificadas como obstáculos. Por outro lado, fatores propulsores das ações de alimentação e nutrição na ESF incluem a existência de uma política que determina as atribuições da ESF, disponibilidade de uma equipe completa, ambiente de equipe colaborativo e acolhedor aos usuários, realização de visitas domiciliares, realização de atividades educativas e presença de ACS que fortalecem o vínculo com os pacientes, aproximando-os da equipe de saúde.

Conclusão:

Embora a APS seja um ambiente ideal para promover a alimentação adequada e saudável, é essencial que os profissionais de saúde estejam preparados e qualificados para desempenhar essa função. O conhecimento sobre as diretrizes do Guia Alimentar poderia amenizar os desafios encontrados pelos profissionais nas ações de PAAS. Os resultados deste estudo destacam a necessidade de investir em qualificação para esses profissionais em alimentação e nutrição, bem como em estratégias que reforcem a confiança na aplicação das diretrizes do Guia Alimentar. Essas melhorias fortalecem a atenção nutricional na APS e contribuem para promoção de saúde e prevenção de doenças na comunidade atendida.
Biblioteca responsável: BR1764.1
Localização: BR1764.1