Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The Impact of the COVID-19 Pandemic on Medical Education: a Systematic Review of Distance Learning, Student's Perceptions, and Mental Health

Silveira, Erika Aparecida; Romeiro, Amanda Maria de Sousa; Junger, Ana Lúcia; Ramos, Adriana Cristina Fiaschi; Alves, Polissandro Mortoza; Noll, Matias; Oliveira, Cesar de; Noll, Priscila Rayanne E. Silva; Luiz Carlos de Abreu.
Artigo em Inglês, Português | LILACS-Express | ID: biblio-1538296
Introdução: a pandemia de COVID-19 teve impacto na mortalidade e em vários resultados adversos para a saúde. Também afetou a educação, pois escolas e universidades tiveram que se adaptar ao ensino remoto devido às estratégias de isolamento social.Objetivo: analisar o impacto da pandemia na educação médica, incluindo alunos de graduação e pós-graduação e professores, a saber: i) métodos de ensino adotados pelas instituições de ensino durante a paralisação, ii) percepções de alunos e professores e iii) impactos na saúde mental dos alunos.Método: esta revisão sistemática inclui os seguintes desenhos de estudo: transversal, surveys, caso-controle, coorte e ensaios clínicos. A pesquisa bibliográfica foi realizada em quatro bases de dados: PubMed, Scopus, Embase e SciELO. O risco de viés e a qualidade da evidência foram avaliados.Resultados: um total de 1.576 artigos foram identificados por meio de busca em bancos de dados, e 40 artigos foram incluídos. Constatamos a utilização de diversos métodos de ensino como plataformas virtuais e redes sociais, vídeos pré-gravados, fóruns de discussão e outros. Desafios dos alunos relacionados à interferência durante o estudo online, como distrações familiares, falta de uma sala de estudo, desafios com conectividade à Internet, dificuldades de comunicação entre alunos e professores, lacunas encontradas durante o aprendizado de habilidades clínicas. Os desafios dos professores foram a dificuldade em compreender o progresso dos alunos e os resultados de aprendizagem e a falta de experiência no ensino online. Apenas cinco estudos exploraram questões de saúde mental de estudantes de medicina e encontraram a ocorrência de depressão, ansiedade e estresse. No entanto, sua prevalência não foi comparável devido ao uso de diferentes instrumentos de diagnóstico.Conclusão: existe uma ampla gama de métodos de ensino implementados para o ensino a distância de estudantes de medicina em todo o mundo. As percepções dos estudantes de medicina sobre esses métodos e seu impacto também foram variadas. Problemas de infraestrutura, família e currículo representaram as maiores dificuldades de adesão e satisfação com o ensino a distância. No entanto, a flexibilidade do aprendizado digital foi um dos fatores que ajudou a reduzir esses problemas. Em relação à saúde mental, foi relatada a ocorrência de ansiedade, depressão e estresse.
Biblioteca responsável: BR1251