Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Religiosidade/espiritualidade no processo de formação do profissional de saúde: relato de experiência / Religiosity/spirituality in the health professional training process: experience report / Religiosidad/espiritualidad en el proceso educativo de profesionales de la salud: relato de experiencia

Marinho, Paula Raizza da Silva; Silva, Jéssica Plácido.
Artigo em Espanhol, Português | LILACS | ID: biblio-1551268

INTRODUÇÃO:

Por muito tempo os profissionais de saúde seguiram um modelo com uma visão fragmentada do cuidado, focado apenas na doença. Atualmente, esse modelo tem mudado e os profissionais têm adotado uma visão integral do sujeito, ampliando o entendimento de saúde para aspectos biopsicossociais e espiritual no conceito multidimensional de saúde.

OBJETIVOS:

analisar o processo de formação do profissional de saúde durante a pós-graduação sobre a inclusão da religiosidade e espiritualidade como prática de cuidado em saúde, e identificar as etapas vivenciadas.

MÉTODO:

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem como base metodológica um relato de experiência de março de 2021 a novembro de 2022, a partir da prática de uma residente fisioterapeuta do Programa Multiprofissional em Clínica da Pessoa e da Família. RESULTADOS E DISCUSSÃO Foram definidos a divisão e o compartilhamento de algumas fases de aprendizado durante a residência (1) Desconhecimento sobre o tema na graduação, (2) Introdução teórica ao tema da Espiritualidade e (3) Abordagem com os pacientes e os impactos na minha formação. A análise das etapas foi realizada com base nas leituras de artigos científicos realizadas para embasamento do presente estudo. CONSIDERAÇÕES FINAIS É importante que mais estudos sobre o tema sejam desenvolvidos, com objetivo de incentivar discussões sobre o assunto nas universidades, para que futuros profissionais de saúde tenham uma formação humanizada, ademais, desenvolver métodos eficazes para integração da espiritualidade na prática clínica e construir/validar escalas no Brasil.
Biblioteca responsável: BR333.2