Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A relevância da odontologia na Síndrome Treacher Collins: relato de caso / The relevance of dentistry in Treacher Collins Syndrome: case report

Oliveira, Thaís Teixeira de; Corrêa, Aline Ágata Rocha; Menezes, Isabella de Almeida; Freitas, Iuri Dornelas Prates; Amormino, Simone Angélica de F.
Rev. Odontol. Araçatuba (Impr.) ; 44(3): 41-45, set.-dez. 2023. ilus
Artigo em Português | LILACS, BBO | ID: biblio-1553132
Treacher Collins também chamada de disostose mandibulofacial, é uma alteração genética dominante rara caracterizada pela má-formação dos ossos e tecidos da face. É uma síndrome crânio-facial que apresenta alterações bilaterais e simétricas de estruturas originadas do primeiro e segundo arcos branquiais. A maioria dos casos possui transmissão autossômica dominante e expressividade variável. O objetivo do presente estudo é realizar um relato de caso sobre o impacto do tratamento odontológico na qualidade de vida do paciente portador de Treacher Collins. Paciente, 39 anos, sexo feminino compareceu a uma clínica odontológica em Belo Horizonte, com a queixa principal de falhas dentárias e sensibilidade. Durante a anamnese a paciente relatou ter a STC, durante o exame clínico extraoral verificou a presença de hipoplasia malar e mandibular, malformação dos pavilhões auriculares com perda auditiva, obliquidade e coloboma palpebral inferior. Ao exame intraoral observou ser classe II de Angle, ausência dos dentes 11, 12, 13, 21 e 22 e extrusão do dente 41 e recessão gengival e periodontite estágio I grau A. Após exames de periodontograma e complementares foi realizado uma raspagem nas áreas com profundidade de sondagem maior que 3mm, frenectomia labial inferior, aplicação de laser para sensibilidade, enxerto gengival e colocação de prótese parcial removível. A paciente ao final do tratamento relatou ter se sentido realizada e contente com a sua conclusão, ela foi encaminhada ao Sistema único de Saúde para realizar as cirurgias para corrigir as alterações crânio-faciais. O tratamento odontológico deve ser adaptado a cada indivíduo de acordo com sua necessidade, tendo uma abordagem multidisciplinar, possibilitando uma melhora na qualidade de vida e estética do paciente(AU)
Biblioteca responsável: BR186.1
Localização: BR186.1