Your browser doesn't support javascript.
loading
Pain catastrophizing in temporomandibular disorders patients
Senff, Thaís Spisila Jordana; Barreta, Georgia Schoeler; Spitzner, Luana Weyand; Petterle, Ricardo Rasmussen; Hilgenberg-Sydney, Priscila Brenner.
Afiliação
  • Senff, Thaís Spisila Jordana; Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR. BR
  • Barreta, Georgia Schoeler; Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR. BR
  • Spitzner, Luana Weyand; Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR. BR
  • Petterle, Ricardo Rasmussen; Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR. BR
  • Hilgenberg-Sydney, Priscila Brenner; Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR. BR
RFO UPF ; 29(1)20240000.
Article em En | LILACS-Express | LILACS | ID: biblio-1566096
Biblioteca responsável: BR1539.9
ABSTRACT
A Disfunção Temporomandibular (DTM) é um termo coletivo para uma síndrome musculoesquelética dolorosa, articulação temporomandibular e estruturas associadas.

Objetivo:

Avaliar o nível de catastrofização da dor em indivíduos com DTM.

Métodos:

um total de 40 participantes foram avaliados e divididos em dois grupos um grupo controle com 20 indivíduos sem DTM e um grupo experimental com 20 indivíduos com DTM. Os participantes com DTM foram avaliados por meio de anamnese e exame clínico considerando sua queixa principal e seguiram os Critérios de Pesquisa Diagnóstica para Disfunção Temporomandibular. A Escala de Catastrofização da Dor foi aplicada a todos os participantes de ambos os grupos.

Resultados:

Embora as mulheres representassem o maior grupo com DTM, elas não apresentaram maiores níveis de catastrofização da dor em comparação aos homens. A idade não foi estatisticamente relevante, o que contradiz alguns estudos publicados anteriormente. O grupo com DTM apresentou maior índice de catastrofização da dor (p ≤ 0,001), mas nenhum subtipo de DTM se relacionou com esse índice. Ruminação, magnificação e desesperança foram relevantes neste estudo e apresentaram alta correlação com DTM.

Conclusões:

pacientes com DTM apresentaram maiores escores de catastrofização da dor do que indivíduos saudáveis.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: LILACS Idioma: En Ano de publicação: 2024 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: LILACS Idioma: En Ano de publicação: 2024 Tipo de documento: Article