Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepção do paciente renal crônico acerca dos cuidados com acessos para hemodiálise / Perception of patients with chronic kidney disease regarding care towards their hemodialysis access / Percepción del paciente renal crónico respecto al cuidado de su accesibilidad a la hemodiálisis

Nogueira, Flávia Lidyane Lima; de Freitas, Larissa Rodrigues; Cavalcante, Nivia da Silva; Pennafort, Viviane Peixoto dos Santos.
Cogit. Enferm. (Online) ; 21(3): 01-08, Out.-Dez. 2016.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-2261
Objetivou-se descrever os cuidados do paciente renal crônico com seu acesso para hemodiálise e relatar sobre as orientações e cuidados recebidos pela equipe de enfermagem. Estudo descritivo, desenvolvido em uma clínica de hemodiálise localizada em Fortaleza, estado do Ceará, no período de outubro e novembro de 2014, com 28 pacientes em tratamento hemodialítico. Utilizou-se entrevista semiestruturada para coleta de dados. Optou-se pela análise temática, sendo elencadas as categorias Cuidado com o acesso e suas implicações no cuidado de si, e Percepção do paciente renal crônico acerca das orientações e cuidados recebidos da equipe de enfermagem. Os pacientes destacaram as dúvidas relacionadas às mudanças de hábitos e a preocupação da enfermagem na perviedade dos acessos, com orientações quanto aos cuidados domiciliares e as intervenções no serviço de diálise. Percebe-se a necessidade de estratégias educativas junto ao paciente na aquisição de novas habilidades para a preservação do acesso para hemodiálise (AU).
Biblioteca responsável: BR1508.9