Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Câncer infantil: percepções de cuidadoras sobre alimentação, dinâmica familiar e emocional / Childhood cancer: caregivers' perception regarding feeding, family dynamics and emotions / Cáncer infantil: percepciones de cuidadoras sobre alimentación, dinámica familiar y emocional

Oliveira, Mariana Rebouças de; Justa, Rute Matos Dourado Esteves; Munguba, Marilene Calderaro da Silva; Albuquerque, Larissa da Silva; Diógenes, Maria Albertina Rocha; Lima Verde, Sara Maria Moreira.
Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) ; 28(4): 560-567, 30/12/2015.
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-2337

Objetivo:

Conhecer a percepção de cuidadoras sobre alimentação, dinâmica familiar e emocional de crianças e adolescentes com câncer.

Métodos:

Pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa das informações, realizada entre março e maio de 2013 em um centro pediátrico de referência no diagnóstico e tratamento do câncer infantojuvenil, em Fortaleza/CE. Foram selecionadas, por amostragem não probabilística, aleatória e por conveniência, 24 cuidadoras de crianças com câncer. Coletaram-se informações por entrevista semiestruturada e grupo focal; posteriormente, realizou-se a análise de conteúdo.

Resultados:

Definiram-se as seguintes categorias "Dinâmica familiar e suas implicações emocionais", "Preocupação com a alimentação saudável" e "Mitos alimentares". Os conteúdos expõem cuidadoras preocupadas com as mudanças na dinâmica familiar devido à sua ausência constante do lar para dedicarem-se à criança doente. O principal problema enfrentado foi a recusa alimentar da criança doente, pois dele emerge a alimentação como ato de amor, cuidado e cura. As mães referiram aspectos culturais que interferem na organização da dieta de sua família, especificamente os mitos.

Conclusão:

Na percepção das mães cuidadoras entrevistadas, existem importantes repercussões do diagnóstico de câncer que geram modificações na alimentação, dinâmica familiar e emocional, demandando adaptação da criança doente e de sua família.
Biblioteca responsável: BR6.1