Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tomada de decisão de enfermeiros frente a incidentes relacionados à segurança do paciente / Nurses' decision-making regarding incidents related to patient safety / Resoluciónde enfermeros delante de incidentes relacionados a la seguridad del paciente

Oliveira, Roberta Meneses; Bandeira, Érika da Silva; Silva, Claudiene Regia; Soares, Antônia Marina Lima; Fonteles, Deiviane Barbosa; Barboza, Francismeire Brasileiro Magalhães.
Cogit. Enferm. (Online) ; 21(3): 01-10, Out.-Dez. 2016.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-2458
Objetivou-se analisar a tomada de decisão de enfermeiros diante de incidentes relacionados à segurança do paciente. Estudo documental desenvolvido em um hospital público de Fortaleza, Ceará, entre setembro e dezembro de 2014. Foram analisados registros em Livros de Ocorrência de Enfermagem. Verificou-se associação entre as variáveis tipo de incidente, categoria profissional e grau de dano com as ações de melhoria implementadas após a ocorrência. Realizou-se análise univariada e bivariada, aplicando-se o teste qui-quadrado de Pearson. Constatou-se que, dos 196 registros encontrados, em apenas 34,2% estavam descritas as decisões tomadas pelos enfermeiros, sendo estas direcionadas, em sua maioria, à equipe e ao paciente. Encontrou-se associação estatística significante entre tipo de incidente e registro de ações de melhoria (p=0,000). Destacaram-se as implementadas naqueles com dano leve (24,4%) em detrimento dos graves. Conclui-se que há subnotificação de incidentes e decisões tomadas para mitigá-los, indicando pouco reconhecimento de sua importância e prejuízo à segurança do paciente (AU).
Biblioteca responsável: BR1508.9