Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência do diagnóstico de enfermagem nutrição desequilibrada em hipertensos / Prevalence of nursing diagnosis imbalanced nutrition in hypertensive patients / Prevalencia del diagnóstico de enfermería nutrición desequilibrada en hipertensos

Ferreira, Marília Araripe; Carneiro, Annah Maria Couto Bezerra; Valente, Mayenne Myrcea Quintino Pereira; Cestari, Virna Ribeiro Feitosa; Diógenes, Maria Albertina Rocha; Diógenes, Léa Maria Moura Barroso.
Cogit. Enferm. (Online) ; 21(3): 01-09, Out.-Dez. 2016.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-2467
Objetivou-se investigar a prevalência do Diagnóstico de Enfermagem Nutrição desequilibrada mais do que as necessidades corporais em hipertensos. Estudo descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa, realizado com 90 pacientes hipertensos, acompanhados em unidade de atenção secundária. A coleta de dados foi realizada em 2015, mediante questionário contendo dados sociodemográficos, antropométricos e clínicos. As variáveis categóricas foram resumidas por estatísticas descritivas de frequências (absolutas e relativas). As associações entre as características definidoras maiores e a presença do diagnóstico estudado foi avaliada pelo teste do qui-quadrado de Pearson. Verificou-se que o mesmo esteve presente em 82 (91,1%) dos participantes, tendo em vista que eles apresentavam pelo menos uma das duas características definidoras maiores "dobra do tríceps alterada" (p<0,001) ou "sobrepeso 20% acima do ideal" (p<0,001). Evidenciou-se a importância do enfermeiro promover estratégias que visem às mudanças comportamentais na alimentação e prática de atividade física, contribuindo para a redução do diagnóstico (AU).
Biblioteca responsável: BR1508.9