Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores relacionados à utilização de insulina em diabéticos acompanhados pela estratégia saúde da família / Factors associated with the use of insulin in diabetic patients monitored by the family health strategy

Pereira, Francisco Gilberto Fernandes; Diógenes, Maria Albertina Rocha; Ataíde, Márcia Barroso Camilo de; Mendonça Júnior, José Osivan; Leal, Diogo Evangelista; Xavier, Antonia Tayana Franca.
Rev. APS ; 19(1): 58-66, jan. 2016.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-2689
Objetivou-se analisar o manejo empregado na utilização de insulina por pessoas com DM2, acompanhadas pela Estratégia Saúde da Família (ESF). Estudo quantitativo realizado com 87 usuários diabéticos do tipo 2, de três Centros de Saúde da Família, em Fortaleza, Ceará. Os dados foram coletados, por meio de formulário aplicado de março a maio de 2012, organizados em tabelas, e analisados pela estatística descritiva. A maioria dos entrevistados, 71,3%, era do sexo feminino, com idade superior a 51 anos, 39,1% faziam uso da insulina entre 1 a 5 anos, 47,1% associavam a insulina NPH com a Regular. 57,5% praticavam a autoaplicação e 96,6% higienizavam as mãos, antes do procedimento. A reutilização das seringas foi realizada por 94,3% dos entrevistados, e 47,1% não armazenavam corretamente a insulina. Com relação ao descarte das seringas, a maioria o realizava incorretamente. Concluiu-se que os cuidados com a insulinização não são realizados de forma integral.
Biblioteca responsável: BR378.1