Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Contexto de ambiente de trabalho entre enfermeiras assistenciais em hospital universitário / The work environment of nurses who perform care activities in a university hospital / Contexto de ambiente laboral entre enfermeras asistenciales en hospital universitario

Boaretto, Flávia; Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço; Rossaneis, Mariana Angela; Gvozd, Raquel; Pissinati, Paloma de Souza Cavalcante.
Cogit. Enferm. (Online) ; 21(2): 01-10, Abr.-Jun. 2016.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-678
Objetivou-se analisar o ambiente de trabalho favorável à prática profissional de enfermeiros em hospital universitário público. Estudo transversal e quantitativo, realizado com 60 enfermeiros assistenciais, com o questionário Nursing Work Index ­ Revised. Os dados foram coletados entre novembro 2014 e janeiro de 2015. Dentre os pesquisados, 45 (75%) enfermeiros consideravam-se satisfeitos com seu trabalho. Todos os 12 setores da instituição apresentaram características favoráveis à prática do enfermeiro nos aspectos de suporte dos gestores, autonomia e controle dos processos de trabalho, sobretudo nas unidades de Transplante de Medula Óssea e a Unidade de Doenças Infectocontagiosas, que se diferenciavam por serem especializadas e com menor de rotatividade de funcionários. A relação médico-enfermeiro foi destacada como um dos pontos críticos, obtendo escores mais insatisfatórios. Conclui-se que a análise de características que favorecem a prática profissional do enfermeiro pode ampliar a discussão de estratégias que contribuam para o trabalho em Enfermagem em serviços de saúde (AU).
Biblioteca responsável: BR1508.9