Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise das tendências de exposição sexual ao vírus da imunodeficiência humana - HIV em Teresina, Piauí / Analysis of the sexual exposure trends to human immunodeficiency virus - HIV in Teresina, Piauí state

Alencar, João Márcio Nunes de; Silva, Rafael Pablo da; Rodrigues, Núbia Rafaella ,; Luna, Isabele Cruz ,; Carneiro, Wendell Soares; Anjos, Ulisses Umbelino dos; Rodrigues, Jailson Alberto.
DST j. bras. doenças sex. transm ; 28(2): 56-60, 20160000.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-827170
No Brasil, a epidemia da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) tem aproximadamente 60% dos casos associados à transmissão sexual, sendo quase metade decorrente de relações desprotegidas entre homens que fazem sexo com homens (HSH). No entanto, esse perfil vem mudando, incidindo, principalmente, sobre pessoas declaradamente heterossexuais, residentes em regiões periféricas das grandes cidades e no interior dos estados.

Objetivo:

Analisar a tendência epidemiológica de exposição sexual ao vírus da imunodeficiência humana (HIV) em Teresina, Piauí.

Métodos:

Realizou-se um estudo descritivo, retrospectivo, longitudinal, censitário, de série temporal, com abordagem quantitativa, a partir da análise dos casos notificados pelo Sistema Nacional de Agravos de Notificações (SINAN).

Resultados:

No período de 1987 a 2013, o Piauí registrou 3.574 casos de AIDS; Teresina está seguindo as tendências nacionais de transmissão do HIV, principalmente no que se refere à tendência heterossexual, que representa mais de 50% dos casos notificados. Predominam as notificações entre homens 71,9% dos casos, com média de 92,4 notificações. O modelo de tendência linear proposto é explicado em cerca de 85% dos dados notificados e mostra uma ascensão dos casos entre homens.

Conclusão:

O objetivo proposto foi alcançado, demonstrando que no Piauí ocorre a tendência de heterossexualização da transmissão do HIV/AIDS. Teresina segue a configuração da epidemia da AIDS que ocorre em todo o Piauí. Há uma tendência de heterossex ualização da transmissão da doença, especialmente entre os homens.
Biblioteca responsável: BR846