Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Logística de implementação de bloco cirúrgico na floresta: atuação do enfermeiro / Logistics of a surgical block implementation in the forest: the nurse's role / Logistica de la implementación del bloque quirúrgico en el bosque: actuación del enfermero

Sales, Cíntia Rachel Gomes; Sabongi, Mona Luisa; dos Reis, Valesca Nunes; Pivatti, Aline Salheb Alves; Camisão, Agnês Raquel; Kanashiro Filho, Genário.
Rev. SOBECC ; 21(3): 162-169, jul.-set. 2016.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-827200

Objetivo:

Relatar a experiência de enfermeiros voluntários na Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Expedicionários da Saúde no processo de implementação de centro cirúrgico e centro de material e esterilização de hospital de campanha em aldeia indígena na região norte do Brasil.

Método:

Pesquisa descritiva, narrativa, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizada entre os meses de setembro e novembro de 2015.

Resultados:

O processo de estruturação e implementação de um centro cirúrgico e centro de material e esterilização em áreas isoladas conteve cinco etapas e contou com a participação e o envolvimento de enfermeiros desde o planejamento e gerenciamento das atividades até a etapa de execução.

Conclusão:

O engajamento e o compromisso dos profissionais enfermeiros em todas as etapas contribuem para a garantia da segurança e da qualidade das cirurgias realizadas no paciente indígena, por meio de um trabalho que prima pela organização, sistematização e cientificidade dos processos.
Biblioteca responsável: BR2499