Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Configurações e dinâmicas familiares de mulheres-mães durante trajetória na dependência química / Adjustments and dynamics of women-mothers during their drug dependence trajectory / Ajustes y dinámicas de las mujeres-madres de familia durante la trayectoria de la dependencia química

Freire, Ana Karla da Silva; Melo, Mônica Cecilia Pimentel de; Carvalho, Maria de Fátima Alves Aguiar; Melo, Rafaela Santos de; Limeira, Cícera Gabriela.
Cienc. enferm ; 22(2): 51-62, ago. 2016. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-828427

Introdução:

O uso da droga tem afligido diretamente as relações familiares, interferindo nos laços criados, no amparo e na relação segura, adquirida ao longo da convivência familiar.

Objetivo:

Analisar a dinâmica familiar de mulheres-mães, antes, durante e após o convívio com as drogas. Material e

método:

Estudo qualitativo, exploratório e descritivo, utilizando entrevista semi-estruturada, com mulheres-mães internadas em um centro de recuperação de Petrolina-PE.

Resultados:

No período anterior às drogas as relações familiares eram referenciadas como boas, em oposição ao contexto às drogas, na qual evidenciou-se a naturalização da vida na rua, o roubo, a prostituição e a exploração sexual de menor, como meios de vida para sustentar o vício. A rejeição familiar esteve presente, modificando-se com a internação das depoentes, quando se apontou a possibilidade de reconstituição familiar.

Conclusão:

A participação da família no tratamento e cuidado das depoentes foi fundamental para fortalecer a aproximação das relações afetivas, o rompimento do estigma e preconceito tão prevalentes na sociedade. É necessário, também, que os profissionais de saúde, principalmente os enfermeiros estejam atentos e promovam a integração entre cuidado e cuidador, bem como conheçam a família e o contexto familiar em que vivem para traçar um cuidado mais efetivo.
Biblioteca responsável: CL1.1