Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Analysis of lower limb force in foot work exercise of Pilates / Análise da força de membros inferiores no exercício foot work do método Pilates

Machado, Carolina Neis; Prado, Ana Paula Moratelli; Dell'Antonio, Elisa; Oliveira, Deise Ferreira de; Pereira, Suzana Matheus; Roesler, Helio.
Fisioter. mov ; 29(4): 669-676, Out.-Dec. 2016. graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-828800
Resumo Introdução: O Pilates é um método de exercício físico que utiliza a resistência de molas para modular a sobrecarga dos exercícios. Objetivo: Caracterizar a curva de força versus tempo do exercício foot work; verificar e comparar a força aplicada pelo mesmo membro durante o exercício foot work contra a resistência de dois tipos de molas com constantes elásticas diferentes; e verificar e comparar a assimetria de força aplicada pelos membros inferiores direito e esquerdo durante o exercício foot work contra a resistência do mesmo tipo de mola. Métodos: Foram avaliados 20 indivíduos adultos saudáveis e familiarizados com o Pilates. Utilizou-se duas plataformas de força extensométricas adaptadas ao aparelho Reformer. Cada participante realizou 10 repetições do exercício contra a resistência de dois pares de molas com constantes elásticas diferentes. Utilizou-se estatística descritiva e inferencial, com nível de significância de p < 0,05. Resultados: A curva padrão do exercício demonstra que o pico de força é alcançado no ponto máximo de extensão do quadril e joelho durante a execução do exercício. Houve diferenças entre a produção de força do mesmo membro para diferentes molas (p < 0,001) e entre os membros direito e esquerdo para uma mola de menor constante elástica (p = 0,006). Não foram encontradas diferenças entre os membros direito e esquerdo para uma mola de maior constante elástica (p = 0,108). Conclusão: O conhecimento da curva de força versus tempo e a quantificação da força unilateral são importantes elementos na avaliação e prescrição de exercícios.
Biblioteca responsável: BR1.1