Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Characterization of the motor performance of newborns in a neonatal unit of tertiary level / Caracterização do desempenho motor de recém-nascidos em unidade neonatal de nível terciário

Giachetta, Luciana; Nicolau, Carla Marques; Juliani, Regina Célia Turola Passos; Carvalho, Werther Brunow de; Krebs, Vera Lúcia Jornada.
Rev. Assoc. Med. Bras. (1992) ; 62(6): 553-560, Sept. 2016. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-829492
Resumo

Objetivo:

caracterizar o desempenho motor de recém-nascidos em unidade neonatal de nível terciário e comparar os resultados com os valores normativos preconizados pelo Test of Infant Motor Performance (TIMP).

Método:

foram incluídos recém-nascidos entre 34 e 416/7 semanas de idade gestacional corrigida, em respiração espontânea e estado de consciência 4 ou 5, segundo Brazelton. Para avaliar o desempenho motor, foi utilizado o TIMP.

Resultados:

os grupos etários de 34-35 e 36-37 semanas apresentaram em média escore TIMP semelhante aos valores de referência; já nos grupos etários 38-39 semanas e 40-41 semanas, os escores TIMP foram estatisticamente menores que os valores de referência (p<0,001 e p=0,018, respectivamente). Os grupos de 34-35 e 36-37 semanas foram classificados como dentro da média, enquanto os grupos 38-39 e 40-41 semanas como média baixa. As classificações abaixo da média e muito abaixo da média não foram observadas.

Conclusão:

os recém-nascidos apresentaram escores dentro da média quando comparados aos valores de referência do TIMP; porém, houve dois grupos cujo desempenho se situou na classificação média baixa. Houve diferença significativa no desempenho motor dos recém-nascidos nos grupos etários de 38-39 e 40-41 semanas. Esse comportamento sugere que a casuística estudada apresenta particularidades que, possivelmente, influenciaram de modo negativo o desempenho motor. Os resultados obtidos mostram que o TIMP é instrumento de grande utilidade e pode ser usado com segurança em unidade neonatal terciária.
Biblioteca responsável: BR1.1