Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Competências do enfermeiro na promoção da saúde de indivíduos com cardiopatias crônicas / Competencias del enfermero en la promoción de la salud de individuos con cardiopatías crónicas / Nursing competencies in promoting the health of individuals with chronic diseases

Cestari, Virna Ribeiro Feitosa; Florêncio, Raquel Sampaio; Moreira, Thereza Maria Magalhães; Pessoa, Vera Lúcia Mendes de Paula; Barbosa, Islene Victor; Lima, Francisca Elisângela Teixeira; Custódio, Ires Lopes.
Rev. bras. enferm ; 69(6): 1195-1203, nov.-dez. 2016. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-829839
RESUMO

Objetivo:

identificar as competências do enfermeiro relacionadas à promoção da saúde de indivíduos com cardiopatas crônicas, à luz do Consenso de Galway.

Método:

revisão integrativa da literatura, com busca de artigos publicados entre os anos de 2010 e 2014, nas bases de dados LILACS, BDENF, IBECS; e no portal PubMed, em fevereiro de 2015. Os 21 artigos selecionados foram analisados de acordo com os oito domínios de competências Catalisar mudanças, Liderança, Avaliação das necessidades, Planejamento, Implementação, Avaliação do impacto, Defesa de direitos e Parcerias.

Resultados:

todos os domínios de competências foram contemplados nas intervenções do enfermeiro na promoção da saúde de cardiopatas crônicos, sendo o Planejamento e a Avaliação os mais evidenciados.

Conclusão:

os resultados desta pesquisa destacaram o enfermeiro como agente capaz de operar a gestão do cuidado, com vistas a melhorar articulação deste último com o trabalho e educação e, desta maneira, a assistência à saúde da população.
Biblioteca responsável: BR1.1