Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Impactos e fatores determinantes no bundle de pneumonia associada à ventilação mecânica / Impactos y factores determinantes en cumplimiento del bundle de neumonía asociada a la ventilación mecánica / Determining impacts and factors in ventilator-associated pneumonia bundle

Rodrigues, Ana Natesia; Fragoso, Luciana Vládia e Cavalhedo; Beserra, Francisca de Melo; Ramos, Islane Costa.
Rev. bras. enferm ; 69(6): 1108-1114, nov.-dez. 2016. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-829843
RESUMO

Objetivo:

avaliar os impactos e fatores determinantes no cumprimento do bundle para redução da pneumonia associada à ventilação mecânica.

Método:

estudo longitudinal retrospectivo, descritivo, com abordagem quantitativa, realizado no Hospital público de ensino. Coleta realizada entre maio de 2014 e abril de 2015. Participaram da pesquisa, os pacientes da UTI, notificados com PAV. Para a organização dos dados foi utilizado o programa Microsoft Excel 2010. Estabeleceu-se uma análise crítica entre os dados levantados e as taxas de infecção. A pesquisa obteve parecer favorável, sob o n° 566.136.

Resultados:

observou-se aumento na incidência de PAV após implementação do bundle; os patógenos prevalentes foram bactérias gram-negativas. Os óbitos foram iguais ou maiores a 50%. As mudanças de profissionais e a falta de insumos foram fatores determinantes.

Conclusão:

nesse contexto, ressalta-se a necessidade de qualificação permanente da equipe, com o propósito de favorecer a adesão ao protocolo e prevenir a PAV.
Biblioteca responsável: BR1.1