Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mortalidade materna no Brasil no período de 2001 a 2012: tendência temporal e diferenças regionais / Maternal mortality in Brazil from 2001 to 2012: time trends and regional differences

Silva, Bruna Gonçalves Cordeiro da; Lima, Natália Peixoto; Silva, Shana Ginar da; Antúnez, Simone Farías; Seerig, Lenise Menezes; Restrepo-Méndez, María Clara; Wehrmeister, Fernando César.
Rev. bras. epidemiol ; 19(3): 484-493, Jul.-Set. 2016. graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-829891
RESUMO

Objetivo:

Avaliar a tendência de mortalidade materna no Brasil e nas cinco regiões brasileiras, de 2001 a 2012, e descrever suas principais causas.

Métodos:

Trata-se de uma série temporal, a partir de dados obtidos no Sistema de Informação sobre Mortalidade e no Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos. A razão de mortalidade materna e as causas de morte materna foram descritas conforme as categorias da 10ª revisão da Classificação Internacional de Doenças, nos anos de 2001, 2006 e 2011. Para estimar a tendência temporal foi utilizada a regressão linear.

Resultados:

A razão de mortalidade materna mais elevada no Brasil foi no ano de 2009 (77,31 por 100 mil nascidos vivos). Foi observada tendência significativa de diminuição da razão de mortalidade materna para as regiões Nordeste e Sul e de aumento na região Centro-Oeste. Houve incremento nas mortes por outras afecções obstétricas e uma queda nas mortes por edema, proteinúria e transtornos hipertensivos.

Conclusão:

Embora tenham sido observadas tendências de diminuição da razão de mortalidade materna para o Nordeste e o Sul, as elevadas taxas observadas para o Brasil evidenciam a necessidade de melhoria à assistência pré-natal, ao parto e ao puerpério.
Biblioteca responsável: BR1.1