Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Validação clínica do resultado de enfermagem mobilidade em pacientes com acidente vascular cerebral / Validación clínica del resultado de enfermería de la movilidad en pacientes con accidente cerebrovascular / Clinical validation of nursing outcome mobility in patients with cerebrovascular accidents

Moreira, Rafaella Pessoa; Araujo, Thelma Leite de; Lopes, Marcos Venicios de Oliveira; Cavalcante, Tahissa Frota; Guedes, Nirla Gomes; Chaves, Emília Soares; Portela, Regiane Campos; Holanda, Rose-Eloise.
Rev. gaúch. enferm ; 37(4): e54688, 2016. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-830511
RESUMO Objetivo Validar clinicamente o resultado de enfermagem Mobilidade em pacientes com acidente vascular cerebral. Métodos Estudo descritivo, desenvolvido em julho de 2011 com 38 pacientes em tratamento ambulatorial, no nordeste do Brasil. A coleta de dados aconteceu por meio da avaliação de duas duplas de enfermeiras especialistas, sendo que uma dupla utilizou o instrumento contendo as definições constitutivas e operacionais dos indicadores e magnitudes do Resultado Mobilidade e a outra dupla sem tais definições. Resultados Ao analisar as avaliações entre as enfermeiras, todos os indicadores apresentaram diferença significativa pelo teste de Friedman (p<0,05). Conclusão As definições constitutivas e operacionais submetidas ao processo de validação proporcionam maior acurácia na avaliação do estado de Mobilidade do paciente com acidente vascular cerebral.
Biblioteca responsável: BR1.1