Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sentimentos de mulheres sobre as alterações causadas pela mastectomia / Women´s feelings about the changes caused by mastectomy / Los sentimientos de las mujeres acerca de los cambios causados por la mastectomía

Sousa, Kamilla Abrantes de; Pinheiro, Maria Berenice Gomes Nascimento; Fernandes, Marcelo Costa; Costa, Stéphany Pereira da; Oliveira, Erveny Jaiane Costa de; Silva, Iara Diógenes.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 8(4): 5032-5038, out.-dez. 2016.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-831405

Objetivo:

Analisar os sentimentos de mulheres de um grupo de apoio sobre as alterações causadas pela mastectomia.

Métodos:

estudo do tipo descritivo com abordagem qualitativa, realizado em um grupo de apoio a mulheres mastectomizadas em Cajazeiras, no estado da Paraíba, Brasil, em junho e julho de 2014, com 20 sujeitos. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada para coleta de dados. A análise foi feita através do processo metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados:

evidenciou-se que as mulheres adotaram uma maneira singular de enfrentamento do câncer de mama variando entre sentimentos negativos, preocupação em se afastar dos filhos, maior aproximação da espiritualidade e aceitação da doença com naturalidade.

Conclusão:

é importante destacar que a partir da compreensão destes sentimentos, o enfermeiro poderá construir um plano de cuidados adequado às necessidades de saúde deste público-alvo, proporcionando, assim, uma ação mais eficiente, eficaz e humana.
Biblioteca responsável: BR1208.1