Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Facilidades e dificuldades das enfermeiras gerentes na implementação da gerência do cuidado no ambiente hospitalar / Facilities managers and difficulties of nurses in the implementation ofenvironmental management of care hospital / Instalaciones de gerentes y dificultades de enfermeras en la aplicación de la gestión ambiental de hospital

Fernandes, Marcelo Costa; Silva, Francisca Maria Pereira da; Costa, Stéphany Pereira da; Andrade, Mayara Evangelista de.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 8(4): 5039-5044, out.-dez. 2016.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-831406

Objetivo:

Analisar as facilidades e dificuldades das enfermeiras gerentes na implementação da gerência do cuidado no ambiente hospitalar.

Métodos:

trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado no período de outubro a novembro de 2012, em um hospital público de nível terciário da cidade de Fortaleza-CE. A coleta de dados foi feita através de entrevista semiestruturada. A técnica utilizada para a interpretação dos dados foi a análise de conteúdo.

Resultados:

foram encontrados como fatores facilitadores no desenvolvimento da gerência do cuidado o apoio da líder do setor de enfermagem do hospital e a relação dialética entre os membros da equipe. Como fatores impeditivos, observou-se a estrutura física do hospital e a falta de pessoal.

Conclusão:

o estudo busca sensibilizar a discussão sobre a gerência do cuidado, pois a articulação entre as atividades gerenciais e de cuidado é importante para inovação e renovação do processo de trabalho do enfermeiro.
Biblioteca responsável: BR1208.1