Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sorodiscordância na atenção às pessoas com HIV/AIDS: implicações para o enfermeiro / Serodiscordance in care for people with HIV/AIDS: implications for nurses / Serodiscordancia en la atención a las personas con VIH/AIDS:implicaciones para el enfermero

Souza Neto, Vinicius Lino de; Silva, Bárbara Coeli Oliveira da; Rodrigues, Iellen Dantas Campos Verdes; Costa, Cristiane da Silva; Mendonça, Ana Elza Oliveira de; Negreiros, Rosângela Vidal de.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 8(4): 5184-5192, out.-dez. 2016. ilus, tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-831427

Objetivo:

Analisar a produção científica sobre a prática sexual em casais sorodiscordantes e destacar as implicações para a prática do enfermeiro.

Método:

Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, Lilacs, SciELO, PubMED, CINAHL, sendo selecionados 12 artigos que atenderam aos critérios de inclusão, publicados de 2009 a 2014.

Resultados:

A maioria dos artigos foi publicada por enfermeiros em 2011 e 2013 nas revistas Caderno de Saúde Pública, Temas em Psicologia e Revista da Escola de Enfermagem USP; sendo prevalente o descritor casamento. As publicações foram agrupadas em duas categorias temáticas Práticas sexuais após o diagnóstico do HIV; e Sorodiscordância na vida afetivo-sexual de portadores do HIV/AIDS implicações para o enfermeiro.

Conclusões:

Ações de enfermagem pautadas na orientação sexual contribuem para melhorar a qualidade devida dos sorodiscordantes.
Biblioteca responsável: BR1208.1