Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nascer em Belo Horizonte: desfechos neonatais desfavoráveis / Born in Belo Horizonte: adverse neonatal outcomes

Pereira, Juliana Cristina.
Belo Horizonte; s.n; 2015. 150 p. graf, ilus, tab.
Tese em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-831453

Introdução:

O Brasil tem obtido, nas últimas décadas, importantes avanços nas políticas públicas com impactos positivos na saúde materna e infantil. Embora o país já tenha alcançado a meta dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio para a mortalidade infantil, alguns indicadores ainda persistem em situação desfavorável, entre eles a prematuridade, o baixo peso ao nascer e morbidades resultantes dessas situações. Esses problemas tem sido associados à excessiva medicalização na atenção ao parto e nascimento, traduzida especialmente nas altas taxas de cesáreas no país.

Objetivo:

Analisar a ocorrência de desfechos neonatais desfavoráveis em crianças nascidas em Belo Horizonte segundo determinantes maternos, neonatais e assistenciais e identificar as variáveis que caracterizam o near miss neonatal.

Métodos:

Trata-se de um estudo de coorte desenvolvido em maternidades públicas e privadas de Belo Horizonte, Minas Gerais, no período de novembro de 2011 a março de 2013. A amostra foi constituída por puérperas hospitalizadas por motivo de parto hospitalar e seus conceptos vivos, independente de peso e idade gestacional, e quando mortos com peso maior que 500 gramas e idade gestacional maior que 22 semanas. Foi feita análise univariada para verificar a associação entre fatores de risco e os desfechos prematuridade, baixo peso ao nascer e desfecho neonatal desfavorável. A extração dos modelos finais foi realizada por regressão logística.

Resultados:

Foram avaliados 1088 recém-nascidos. Algum desfecho neonatal desfavorável foi evidenciado em mais de um terço dos recém-nascidos, com destaque para a prematuridade e o baixo peso ao nascer (cerca de 10% cada), manobras de reanimação na sala de parto (19,1%), a utilização de oxigênio após o nascimento (12%) e a internação em unidades de terapia intensiva neonatal (7,1%). No modelo da prematuridade, as variáveis número de consultas de pré-natal, parto cesáreo, filho prematuro anterior, classe econômica D ou E e intercorrência...
Biblioteca responsável: BR21.1
Localização: BR21.1; T-WS410, PENA