Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Adolescente masculino beneficiário do programa bolsa família: conhecimento sobre o programa na família assistida / Teenage boys enrolled in the family allowance program: knowledge of the program in the family assisted / Adolescente del sexo masculino con el beneficio del "programa bolsa familia": su conocimiento del programa en la família asistida

Barbosa, Núbia Maria Uchôa; Diógenes, Maria Albertina Rocha; Sousa, Mariana Pompeu de; Mont'Alverne, Daniela Gardano Bucharles.
Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) ; 29(2): 235-243, abr.-jun.2016.
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-831836

Objetivo:

Identificar o conhecimento do adolescente masculino sobre o Programa Bolsa Família e o seu impacto na família assistida.

Métodos:

Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, realizado entre julho e setembro de 2014, em uma escola pública no município de Fortaleza, Ceará, BR, com 12 adolescentes beneficiários do Programa Bolsa Família. Para a coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada e técnica de grupo focal. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, emergindo quatro categorias temáticas Atendimento de pessoas de baixa renda; freqüência escolar como principal estratégia; falta de priorização na promoção da saúde e prevenção de doenças; Programa Bolsa Família impacto nas famílias assistidas.

Resultados:

Os resultados apontaram que os adolescentes reconhecem os efeitos positivos do programa nas famílias de baixa renda melhorando o poder aquisitivo, além de levar ao aumento da freqüência escolar, diminuindo a evasão, porém em nenhum momento mencionaram que o programa objetiva a promoção da saúde e o apoio de políticas complementares.

Conclusão:

Verifica-se a necessidade de incrementar a saúde do adolescente masculino vinculado ao Programa Bolsa Família com foco na Promoção da Saúde de forma consolidada numa perspectiva de previsibilidade na agenda multiprofissional da Atenção Primária à Saúde.
Biblioteca responsável: BR6.1