Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sistematização da assistência de enfermagem fundamentada na CIPE® e na teoria da adaptação em hipertensos / Systematization of nursing care based on CIPE® and the theory of adaptation in hypertensives / Sistematización de atención de enfermería fundamentada en CIPE® y en teoría de adaptación en hipertensos

Moura, Denizielle de Jesus Moreira; Freitas, Maria Célia de; Guedes, Maria Vilani Cavalcante; Lopes, Marcos Venícius de Oliveira; Menezes, Luciana Catunda Gomes de; Barros, Ariane Alves.
Rev. eletrônica enferm ; 16(4): 710-719, 20143112. ilus, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-832368
Este estudo objetivou identificar diagnósticos e planejar resultados e intervenções fundamentados na nomenclatura da CIPE® e na teoria da adaptação a hipertensos com doenças associadas. Trata-se de um estudo de casos múltiplos realizado com 45 usuários da Estratégia Saúde da Família e cadastrados no HIPERDIA. Os diagnósticos mais identificados foram autocuidado parcial (93,3%), padrão de exercício diminuído (84,4%), dentição prejudicada (82,2%) e baixa aprendizagem (60%). Para esses diagnósticos foram planejados resultados e intervenções com vistas à adesão ao tratamento e melhoria da qualidade de vida. Os resultados deste estudo evidenciam as necessidades de cuidado dos hipertensos com complicações, subsidiando uma fundamentação teórica e prática do cuidado de enfermagem por meio da elaboração de enunciados de diagnósticos, resultados e intervenções.
Biblioteca responsável: BR1854.9