Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tornando-se gerente de enfermagem na imbricada e complexa fronteira das dimensões assistencial e gerencial / Becoming nursing manager in the nested and complex border of caring and management dimensions

Lanzoni, Gabriela Marcellino de Melo; Magalhães, Aline Lima Pestana; Costa, Veridiana Tavares; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Andrade, Selma Regina de; Meirelles, Betina Hörner Schlindwein.
Rev. eletrônica enferm ; 17(2): 322-332, 20150431.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-832475
Objetivou-se compreender a experiência de estar exercendo a gerência de unidades de internação médico-cirúrgica de um hospital geral, destacando o significado de ser gerente de enfermagem, com o intuito de qualificar e instrumentalizar os enfermeiros para a prática de gerenciamento do cuidado neste cenário. Trata-se de uma Grounded Theory, realizada de agosto/2010 a agosto/2012, mediante entrevistascom 19 participantes da equipe de enfermagem, distribuídos em 3 grupos amostrais. Da análise emergiu o fenômeno ͞Tornando-se gerente de enfermagem na imbricada e complexa fronteira da dimensão assistencial e gerencial͟. Para o exercício da gerência do cuidado, o enfermeiro utiliza os instrumentos de gestão como ferramentas essenciais, capacita-se teoricamente e aprimora, com base em sua vivência/experiência, habilidades profissionais e características pessoais. Conclui-se que a mobilização de competências para além do âmbito clínico faz-se necessária, possibilitando a utilização dos instrumentos de gestão para viabilizar o cuidado e potencializar os processos relacionais e interativos.
Biblioteca responsável: BR1854.9