Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Influências do climatério para o envelhecimento na percepção de mulheres idosas: subsídios para a enfermagem / Climacteric influences for aging in the perception of elderly women: subsidies for nursing / Climacteric influences for aging in the perception of elderly women: subsidies for nursing

Silva, Giuliana Fernandes e; Moura, Maria Aparecida Vasconcelos; Almeida, Márcia Valéria de Souza; Sá, Selma Petra Chaves; Queiroz, Ana Beatriz Azevedo.
Rev. eletrônica enferm ; 17(3): 1-8, 201507331.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-832501
Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, com objetivo de analisar a influência do climatério para o envelhecimento na percepção das mulheres idosas. O estudo foi desenvolvido no Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis/Rio de Janeiro/Brasil. A coleta de dados foi conduzida por entrevista individual com 31 mulheres, sendo os mesmos processados por meio de análise temática de conteúdo. Os resultados apontaram que o climatério, marcado por intensas mudanças corporais e emocionais, influencia e desencadeia o envelhecimento gerando medo, especialmente por sua associação com proximidade da morte. A participação em grupos para idosos traz benefícios às participantes, especialmente pelo convívio, novas amizades, prática de atividades físicas, lazer, entretenimento e ânimo para melhor vivenciar esta fase da vida. Conclui-se que para diminuir o impacto do climatério na vida das mulheres, as estratégias de atenção a saúde devem priorizar estratégias criativas, fundamentadas nos valores sociais, convivência social e vida saudável.
Biblioteca responsável: BR1854.9