Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Identificação de sintomas depressivos no período pós-parto em mães adolescentes / Identification of depressive symptoms during postpartum in adolescent mothers

Cardillo, Vanessa Agustinho; Oliveira, Lisiane Camargo Quialheiro de; Monteiro, Juliana Cristina dos Santos; Gomes-Sponholz, Flávia Azevedo.
Rev. eletrônica enferm ; 18: 1-10, 20160331. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-832780
Os objetivos do estudo foram determinar a prevalência de sintomas depressivos em mães adolescentes e caracterizá-las quanto aos aspectos sociodemográficos, comportamentais e de saúde mental. Estudo observacional, descritivo e transversal, desenvolvido em unidades de saúde, com 72 mães adolescentes por meio da Escala de Depressão Pós-parto de Edimburgo (EPDS) e da Escala de Avaliação para Depressão de Hamilton (HAM-D). Dentre as participantes, 20,8% apresentaram sintomas depressivos pela EPDS. As questões mais frequentes foram referentes aos sentimentos de culpa, ansiedade e ideias de fazer mal a si. Destacamos sentimentos de culpa (60%) e sentimentos de que não valia a pena viver (40%). A maioria das participantes (73,3%) não reconheceu que estava deprimida. Os resultados atentam para a importância do acompanhamento pré-natal individualizado, onde seja possível conhecer as vulnerabilidades, aspectos psicossociais pessoais e familiares, incluir o rastreamento de sintomas depressivos na anamnese e utilizar na rede de atenção, a referência e contra-referência.
Biblioteca responsável: BR1854.9