Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estratégia saúde da família e assistência ao dependente químico: ações conjuntas ou isoladas? / Family Health Strategy and assistance to drug addicts: conjunct or isolated actions?

Pires, Luiz Felipe Batista; Macedo, Laiany Gonçalves de; Aleluia Júnior, José Arimatéa de; Freitas, Pedro Henrique Batista de; Cavalcante, Ricardo Bezerra; Machado, Richardson Miranda.
Rev. eletrônica enferm ; 18: 1-10, 20160331. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-832828
Esta pesquisa objetivou investigar a assistência integrada ao dependente químico pelo Centro de Atenção Psicossocial e as equipes Saúde da Família de um município de grande porte do Sudeste brasileiro. Trata-se de um estudo do tipo série histórica e descritivo. Dos 825 pacientes, a maioria era do sexo masculino (82,3%), houve predominância da faixa etária entre 41 a 50 anos (56,5%), sendo o transtorno mental e comportamental devido ao uso do álcool, o mais prevalente entre o sexo masculino (38,1%) e o diagnóstico decorrente do uso e abuso de fumo, para o sexo feminino (60,9%). Analisando o atendimento integrado ao dependente químico, a distribuição espacial permitiu verificar que a maioria (57,9%) dos pacientes não foi atendido de forma integrada pelo CAPS e pelas ESFs. Torna-se urgente fortalecer e consolidar a estratégia saúde da família como um ponto de atenção prioritário no cuidado ao dependente químico na rede de atenção psicossocial.
Biblioteca responsável: BR1854.9