Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Risk factors identified in users subject to cardiac catheterization / Fatores de risco identificados em usuários submetidos ao cateterismo cardíaco

Vasconcelos, Luciana Rodrigues; Lima, Francisca Elisângela Teixeira; Magalhães, Fernanda Jorge; Oliveira, Shérida Karanini Paz de.
Acta sci., Health sci ; 36(1): 83-89, jan.-jun. 2014. ilus, tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-833189
O objetivo foi identificar os fatores de risco para a doença cardiovascular presentes nos usuários submetidos ao cateterismo cardíaco. Estudo documental, retrospectivo, de natureza quantitativa. Desenvolvido no serviço de hemodinâmica de um hospital público, Fortaleza, Estado do Ceará, Brasil. Foram analisados 1269 cadastros de usuários submetidos ao procedimento de cateterismo cardíaco. A coleta de dados ocorreu por um programa chamado teleficha existente no referido hospital. Os dados foram organizados em tabelas e gráficos. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética. Os resultados obtidos foram 819 (65%) usuários eram do sexo masculino; a média de idade foi de 62 anos. Identificaram-se como fatores de risco hipertensão (73%), dislipidemia (44%), tabagismo (37%), fatores hereditários (25%) e diabetes mellitus (16%) . Concluiu-se que havia uma elevada prevalência de fatores de risco para a doença cardiovascular na população estudada, mostrando a necessidade de criar programas de educação em saúde, visando esclarecer e controlar os fatores de risco de doenças cardiovasculares.
Biblioteca responsável: BR513.2