Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dualidade entre satisfação e sofrimento no trabalho da equipe de enfermagem em centro cirúrgico / Duality between fulfilment and suffering in the work of the nursing staff in operating rooms / Dualidad entre la satisfacción y elsufrimiento en el trabajo equipo de enfermería en el centro quirúrgico

Tostes, Maria Fernanda do Prado; da Silva, Andréia Queiroz; Garçon, Talita Lopes; Maran, Edilaine; Teston, Elen Ferraz.
Rev. SOBECC ; 22(1): 3-9, jan.-mar. 2017.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-833317

Objetivo:

Buscou­se apreender a percepção da equipe de Enfermagem sobre a relação entre trabalho em centro cirúrgico (CC) e saúde.

Método:

Pesquisa descritiva e qualitativa, realizada em hospital de médio porte da Região Noroeste do Paraná. Vinte e três membros da equipe de Enfermagem atuantes em CC participaram desta pesquisa. Em setembro de 2014, os dados foram coletados por meio de entrevista com duas questões norteadoras. Os resultados foram agrupados em categorias temáticas, de acordo com a Análise de Conteúdo de Bardin, e interpretados no referencial teórico de Dejours.

Resultados:

Apreendeu­se que a Enfermagem vivenciou uma dualidade de sentimentos satisfação/prazer ­ representada pelas relações interpessoais estabelecidas no trabalho, pelo aprendizado constante e pelo conhecimento científico ­ e sofrimento ­ decorrente da organiza-ção do processo de trabalho e manifestado por sintomas físicos e psicossociais que repercutem na saúde.

Conclusão:

Reconhecer a relação entre traba-lho e saúde e os fatores geradores de sofrimento no trabalho em CC é fundamental para subsidiar estratégias de promoção da saúde do trabalhador e melhoria das condições de trabalho.
Biblioteca responsável: BR2499