Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Validação de conteúdo da escala de avaliação do autocuidado de pacientes com insuficiência cardíaca / Content validation of the self-care assessment scale for heart failure patients

Oliveira, Sherida Karanini Paz de; Lima, Francisca Elisângela Teixeira de.
Rev. RENE ; 18(2): 148-155, Mar-Abr. 2017.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-833763

Objetivo:

construir e validar o conteúdo da Escala de Avaliação do Autocuidado de Pacientes com Insuficiência Cardíaca.

Métodos:

estudo metodológico segundo a psicometria. Realizou-se busca em cinco bases de dados, que resultou em 63 artigos que nortearam a construção de um instrumento preliminar. Procedeu-se a validação de conteúdo por oito juízes que opinaram sobre a adequação de cada item segundo os critérios clareza, precisão e relevância.

Resultados:

houve uma concordância entre os juízes de 0,896 (p=0,001), sendo comprovada a validade de conteúdo da escala. O instrumento ficou composto por 20 itens agrupados em seis dimensões Nutrição (4 itens), Atividade e repouso (3 itens), Percepção e cognição (3 itens), Promoção da saúde (6 itens), Tolerância ao estresse (2 itens) e Papéis e Relacionamentos (2 itens).

Conclusão:

o instrumento obteve um índice de validade de conteúdo satisfatório o que revela que a escala é representativa do conteúdo do construto (AU).
Biblioteca responsável: BR6.1