Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Quando cuidar do corpo não é suficiente: a dimensão emocional do cuidado de enfermagem / When body care is not enough: the emotional dimension of nursing care / Cuando cuidar del cuerpo no es suficiente: la dimensión emocional de la atención deenfermería

Monteiro, Priscila de Vasconcelos; Almeida, Arisa Nara Saldanha de; Pereira, Maria Lúcia Duarte; Freitas, Maria Célia de; Guedes, Maria Vilani Cavalcante; Silva, Lúcia de Fátima da.
REME rev. min. enferm ; 20: e-957, 2016.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-835266
O cuidado de enfermagem é tema central da prática e pesquisa em enfermagem. Tem sido desenvolvido e aperfeiçoado ao longo do tempo por meio de teorias capazes de direcionar as ações do enfermeiro. Objetivou-se discutir a dimensão emocional do cuidado de enfermagem a partir das teorias de enfermagem, da dimensão emocional do cuidado de enfermagem e do trabalho emocional do enfermeiro. As teorias de enfermagem indicam o aspecto emocional ou subjetivo do cuidado e reconhecem nesses valores o maior mérito do agir profissional. A enfermagem, como ciência do cuidar, não pode permanecer indiferente às emoções humanas, pois o processo de cuidar é relacional. As emoções estão sempre presentes nas relações de cuidado e conferem humanidade às ações de enfermagem. O trabalho emocional se faz necessário no cotidiano do enfermeiro, pois ao mesmo tempo em que este precisa se aproximar do indivíduo para cuidar, deve se proteger de emoções negativas que interferem em seu equilíbrio emocional ou na qualidade da assistência. Concluiu-se que a dimensão emocional do cuidado de enfermagem perpassa por diversas esferas do trabalho do enfermeiro e recruta habilidades como sensibilidade, empatia, profissionalismo e gerenciamento de emoções.
Biblioteca responsável: BR21.1