Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Pais cegos e a nutrição dos filhos: vivências e cuidados / Blind parents and nutrition of children: experiences and care

Cezario, Kariane Gomes; Oliveira, Paula Marciana Pinheiro de; Sousa, Albertina Antonielly Sydney de; Carvalho, Quitéria Clarice Magalhães; Pennafort, Viviane Peixoto dos Santos; Santos, Letícia Adriana Pires Ferreira dos.
Rev Rene (Online) ; 17(6): 850-857, nov.-dez. 2016.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-835691
Compreender as vivências de pais cegos nos cuidados relacionados à amamentação e alimentação complementar dos filhos.

Métodos:

pesquisa qualitativa, com participação de quatro mães e cinco pais cegos. Realizaram-se entrevistas domiciliares sobre a experiência de alimentar crianças no contexto da cegueira, categorizadas pela técnica de análise temática.

Resultados:

emergiram três categorias Amamentação e alimentação complementar ofertadas por mães cegas; Pais cegos e a alimentação dos filhos; e Cuidado dos filhos e a cegueira estratégias de enfrentamento, em que foram ressaltadas dificuldades e alternativas desenvolvidas para alimentar os filhos.

Conclusão:

os pais cegos possuem dificuldades semelhantes aos pais videntes, porém com demandas específicas, associadas ao manuseio de utensílios na oferta segura e satisfatória do alimento.
Biblioteca responsável: BR6.1